Saga da megacarga continua pela BR-365, em Patrocínio; confira o cronograma
Megacarga se aproxima de Patos de Minas e provoca interdições na região A saga megacarga continua pelas cidades do Triângulo e Alto Paranaíba. Após passar...
Megacarga se aproxima de Patos de Minas e provoca interdições na região A saga megacarga continua pelas cidades do Triângulo e Alto Paranaíba. Após passar por Patos de Minas na terça-feira (2), seguir pelo Trevo da Pipoca, e continuar por um trecho de Varjão de Minas, a carreta especial de 123 metros de comprimento, transportando uma peça industrial que totaliza 636,5 toneladas cruzará a BR-365, em Patrocínio, na quarta-feira (3). A informação foi confirmada pela concessionária que administra o trecho, a EPR Triângulo. De acordo com a EPR, os usuários que utilizam o trecho devem programar sua viagem de acordo com o cronograma de deslocamento, pois será necessário realizar interdições, a partir das 12h, até a conclusão da operação. Veja o cronograma abaixo. “É um procedimento complexo, que será executado utilizando a expertise da EPR Triângulo e da PRF. É crucial que os usuários respeitem a sinalização, as ordens de parada e programem seu deslocamento. Contamos com a colaboração de todos para mantermos uma convivência segura na rodovia”, disse o gerente de Operações da EPR Triângulo, Fábio Schoba. ✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp Cronograma de interdições na BR-365, em Patrocínio às 12h, do quilômetro 479 até o 483; às 14h, do quilômetro 484 até o 514. O cronograma pode sofrer alterações em função das condições climáticas ou eventuais ajustes necessários durante o trajeto. A previsão é que a carga fique estacionada no quilômetro 514, no Posto Forte Petro, até a retomada do deslocamento, em data ainda a ser definida. O trajeto na BR-365 O transporte será realizado em comboio e terá acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da EPR Triângulo, que empregará viaturas de inspeção, guincho leve, guincho pesado e caminhão-pipa na operação. Devido às dimensões da carga, o deslocamento seguirá em baixa velocidade, de no máximo 20 km/h. A fim de garantir a segurança da operação e dos usuários da BR-365, serão implantados bloqueios na rodovia, com duração média de 1h. A previsão é que o comboio faça duas paradas durante o trajeto para liberação do tráfego, nos quilômetros 479 (Posto Doidão) e 514 (Posto Forte Petro). comboio carreta carga alto paranaíba 354 365 PMRv/Divulgação Como funciona essa operação Seis pontos de interrupção total, cada um com aproximadamente 1 hora de bloqueio; Paradas técnicas para segurança da operação; Redução de velocidade em todo o trecho; A carreta tem 5,7 metros de altura, 123 metros de comprimento e carrega uma peça industrial de 210 toneladas e 19,5 metros de comprimento, parte de um sistema de moagem. LEIA TAMBÉM: Maior sino suspenso do mundo passa por cidades do Alto Paranaíba Cidade do Triângulo fica entre as mais quentes do Brasil Ônibus do transporte público perde eixo de rodas Rota da carga O transporte começou no dia 9 de outubro pela BR-381 (Fernão Dias), seguiu pela BR-354 e MG-170 e agora avança pela BR-262 em direção a Goiás. A peça tem como destino a fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). A chegada está prevista para o início de janeiro de 2026, podendo haver ajustes conforme condições da rota. Orientações aos motoristas A concessionária reforça aos condutores a importância de não não fazerem ultrapassagens arriscadas, reduzir a velocidade ao se aproximar do comboio, respeitar todas as orientações das equipes de tráfego e planejar o deslocamento considerando horários alternativos. VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas