Gata desaparecida há mais de um ano é reconhecida em telejornal e aproxima antiga e nova tutoras em Uberlândia

Gata desaparecida é reconhecida em jornal e aproxima antiga e nova tutoras em Uberlândia O almoço de 18 de maio seguia o rito tradicional: família reunida n...

Gata desaparecida há mais de um ano é reconhecida em telejornal e aproxima antiga e nova tutoras em Uberlândia
Gata desaparecida há mais de um ano é reconhecida em telejornal e aproxima antiga e nova tutoras em Uberlândia (Foto: Reprodução)

Gata desaparecida é reconhecida em jornal e aproxima antiga e nova tutoras em Uberlândia O almoço de 18 de maio seguia o rito tradicional: família reunida na sala, assistindo ao MG1, da TV Integração. Mas uma imagem exibida na tela chamou a atenção de Mônica Aparecida do Couto, de 43 anos, moradora de Uberlândia. Tetê, sua gatinha desaparecida havia pouco mais de um ano, aparecia em um registro enviado por uma telespectadora ao telejornal. “Meu filho até engasgou: ‘Mãe, é a Tete!’. Eu falei: ‘Meu Deus, é mesmo!’. A gente tirou até foto da TV para confirmar com calma depois. Mas a gatinha tinha uma manchinha perto da boca, que parece até uma sujeirinha. Seria muita coincidência se não fosse ela”, contou. A suspeita ganhou ainda mais força quando a apresentadora Vanessa Carlos leu, ao vivo, a mensagem enviada junto à imagem: “Come, dorme e bate as patas nos horários dela. Apareceu aqui há um ano e ficou”. Veja o momento acima. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp A dona de casa não demorou a entrar em contato com a produção da TV Integração, que intermediou a conversa com Rosângela Borges, aposentada de 73 anos e tutora da gata, chamada Lua. “Ela ficava me olhando, dando aquelas mordidinhas. Aí eu falei ‘toca aqui’, e ela deu a pata. Achei bonitinha, tirei uma foto e mandei pra TV. E a Mônica estava vendo. Nem passava pela minha imaginação uma história dessa”, relembrou Rosângela sobre os bastidores da imagem exibida no MG1. Dias depois, no encontro entre Mônica e Rosângela, não restaram dúvidas: Tetê e Lua eram a mesma gatinha. “Pelo miado eu sabia que era ela. Primeiro, ela ficou arisca, mas depois lambeu minha mão, me reconheceu. Foi emocionante, um chororô danado”, relembrou Mônica. Sumida há um ano, a gatinha foi reconhecida pela antiga dona pela televisão Arquivo pessoal Tetê fugiu, Lua foi resgatada A história da gatinha começou em dezembro de 2022, quando Mônica a resgatou da rua, no bairro Alto Umuarama. Segundo a dona de casa, a felina estava desnutrida e pesava apenas 300 gramas. Até que, no fim de fevereiro de 2025, ela fugiu durante a noite. “A gente cuidou dela, ficamos com ela esse tempo todo. Até que, no fim de fevereiro de 2025, ela fugiu uma noite. A gente procurou nas ruas, colocou em grupos do WhatsApp, sofremos muito. Mas chegou um momento em que já tínhamos perdido a esperança”, relembrou. A cerca de cinco quilômetros da casa de Mônica mora Rosângela, no bairro Santa Mônica. Na época, a aposentada ainda lidava com a perda de um dálmata, companheiro de 12 anos, quando foi surpreendida por uma gatinha em cima do telhado em abril do ano passado. “Ela ficou lá de cima me olhando. No começo, ela ficava arisca, aí eu colocava leite e saía. Depois ela vinha e bebia. Foi passando o tempo, ela foi chegando, chegando, chegando e ficou. Eu nunca imaginei que teria um gato”, contou. Rosângela se lembra que fazia frio. A empolgação com a nova integrante da casa foi tanta que ela chegou a fazer roupinhas para aquecer a gatinha. Quando percebeu que a felina era mais do que uma visitante, decidiu levá-la ao veterinário. “Eu queria castrar ela, mas falaram na clínica que ela já era castrada. Aproveitei e já vacinei. Na hora de preencher a ficha, a veterinária perguntou: ‘Qual é o nome?’. Aí eu respondi: ‘Lua’”, relembrou. LEIA TAMBÉM: Conheça a confeiteira que conquistou artistas com receitas caseiras Aos 91 anos, cantora mineira faz shows e não pensa em parar Inspirada em Ana Castela, mini boiadeira aprende a tocar berrante em cano de PVC E agora? Mais de um ano depois, uma foto exibida no MG1 acabaria ligando as duas histórias. Mônica e Rosângela trocaram mensagens antes de se encontrarem pessoalmente na casa da aposentada. Depois da emoção do reencontro, veio a decisão: Lua ficaria com Rosângela. “Fizemos um acordo porque eu vi que ela [a gata] é muito bem tratada, muito mimada. Eu vi que ela tinha perdido um cachorro há pouco tempo e a gata chegou para ajudar ela a se recompor dessa perda. É uma companheira dela também. E, além disso, surgiu uma amizade. Todos os dias ela manda foto”, detalhou a dona de casa. E Rosângela, que nunca se imaginou dona de uma gatinha, agora não se vê mais sem Lua. “Ela dorme no corredor, que é coberto. Tem ração, leite, água, três caixas para escolher onde vai querer dormir. E é um grude comigo, eu fico impressionada. Eu só tenho medo de acontecer alguma coisa, sabe? Mas eu sei que, se precisar, tem a Mônica”, finalizou a aposentada. Momento que a foto da gata é exibida no MG1 de Uberlândia TV Integração/reprodução VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas